Como deixar o seu PC ou Notebook mais rápido.

postado em Artigos 1

Antes de pensar em deixar o seu PC ou Notebook mais rápido primeiro é preciso saber quais os motivos que o levaram a ficar mais lento.

A instalação de diversos aplicativos gráficos muito pesados, Infecção por vírus, Adwares e Mawares, corrupção nos arquivos do sistema operacional e até mesmo super aquecimento no processador por acúmulo de sujeira no cooler do sistema podem ser algumas das possíveis causas.

Identificar as causas do problema nem sempre é uma tarefa fácil e quase sempre exige que o computador seja analisado por um técnico especializado. Mas se o seu computador já tem alguns anos de vida e você já fez revisões nele e não encontrou nenhuma irregularidade, talvez o problema sejam as constantes atualizações de softwares que você já fez. Isso mesmo! Com o tempo os aplicativos vão ficando cada vez mais “pesados” e exigem mais e mais do desempenho do seu computador. Cada atualização de sistema operacional que você faz, novas tecnologias vão sendo agregadas e isso vai exigir que o sistema tenha mais memória RAM física instalada, caso contrário o acesso ao Disco rígido sera realizado com mais intensidade e frequência. Como o Disco Rígido (HD) ainda é o componente mais lento do computador, isso vai fazer o seu PC ficar muito mais lento na mesma proporção.

O QUE FAZER?

Descartadas as possibilidades de o computador estar infectado por Vírus, Malwares ou estar com algum problema no hardware como o mau funcionamento do Cooler, o usuário pode fazer duas coisas para melhorar o desempenho do seu computador.

    1. Acrescentar mais memória RAM – Com mais memória RAM o computador acessará menos o Disco Rígido que tem uma taxa de acesso na ordem de Mili-segundos enquanto que a memória RAM tem taxas de acesso na ordem de Nano-segundos e isso causa uma diferença brutal. Com mais espaço disponível na memória RAM os aplicativos serão transferidos do HD para a memória uma única vez, deixando de fazer diversos acessos seguidos para “conversar” com o processador.
  1. Substituir o Disco Rígido – Recentemente uma nova tecnologia de armazenamento em massa veio para substituir o seu velho HD. São os ultra rápidos SSD’s! Esses dispositivos chegam a ser até 15 vezes mais rápidos que um HD convencional  e por não ter partes mecânicas também são muito mais duráveis e confiáveis e são uma boa solução para aumentar a velocidade e sobrevida do seu computador.
Seguir Marcos Jardim:

Supervisor Técnico

Marcos Jardim é técnico e projetista em hardware eletrônico. Desenvolvedor e Maker em Hardware e Software embarcado. Técnico em T.I. Programador em linguagem C. Trabalha com integração e manutenção de PCs a mais de 20 anos, tendo nesse período realizado a montagem de mais de nove mil computadores PCs. Atualmente é um colaborador, consultor e supervisor técnico da Época Eletro.

  1. JOAO FILIPE
    | Responder

    No meu caso, instalei o pacote da ADOBE, acabou com meu I5, de 8GB, com placa integrada graphics 620.
    E para completar, não consigo mais desinstalar o programa.
    Fica uma mensagem eterna ” Aguarde o fim da desinstalação ou alteração do programa atual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *