O que é BACKUP e porque eu preciso fazer?
Artigos | Promoções

O que é BACKUP e porque eu preciso fazer?

backup_icon

Desde o surgimento dos primeiros computadores até os dias atuais, sejam profissionais da área ou entusiastas, os usuários de computadores se deparam com um problema comum e muito desagradável, chegando ás vezes a ser até mesmo desastroso. Estou falando da perda de dados do seu computador, notebook, tablet, celular, câmera fotográfica, etc, que dependendo da causa pode ser total ou parcial. Já pensou em perder aquelas fotos maravilhosas que você tirou em sua última viagem. Nem pensar!?

A primeira vez que isso aconteceu comigo foi a muitos anos atrás quando eu ainda era inexperiente em computadores mas isso me deixou furioso e frustrado pois eu simplesmente perdi muitas horas de trabalho e dedicação! Foram dias (e noites) de permanência na frente do computador jogados fora em questão de segundos.  Uma falha técnica ocorreu no Hard Disk (HD) do meu computador fazendo com que eu perdesse todo o trabalho quando eu estava já na fase final e me causou muita dor de cabeça.

Hoje com mais experiência e ciente de que HD’s e algumas outras unidades de armazenamento são como lâmpadas (se caírem no chão quebram, podem durar minutos ou anos e podem queimar por uma sobrecarga de energia) não corro mais este risco pois tomo sempre as precauções necessárias para evitar que este advento se repita. A solução definitiva é fazer Backup periodicamente.

Mas o que é backup?

Backup é um termo em inglês cujo melhor significado poderia ser Cópia de segurança.  O Backup pode te livrar de muitos apuros e deve ser realizado periodicamente conforme a necessidade do usuário. Consiste apenas em o usuário copiar os dados importantes do seu computador para outro local seguro para que em uma eventual falha você tenha a mesma informação guardada e não perca esses arquivos. Geralmente estes incluem fotos, textos digitados, vídeos criados através do seu celular ou tablet, entre outros documentos importantes e que você não poderia fazer de novo caso os perdessem.

Mas se o backup é importante porque muitos não fazem?

A grande maioria não tem o conhecimento de que poderiam perder seus dados e só descobrem quando já é tarde demais. Outras sabem do risco, mas não sabem como fazer o backup e há ainda pessoas que sabem fazer mas não fazem por que acham trabalhoso e demorado.

O que eu preciso para fazer Backup?

Para fazer backup você precisará apenas de uma mídia de armazenamento para copiar seus arquivos.  Estas opções são diversas e podemos citar algumas para exemplificar: Discos virgem de DVD-R ou DVR-RW, Pen Drives, Cartões de memória SD, Hard Disks (HD) internos ou externos, armazenamento em nuvem, são algumas opções existentes.

Então qual é a melhor mídia de armazenamento para realizar o meu Backup?

Bom para responder a esta pergunta vou listar abaixo quais são os prós e contras de cada opção:

Discos de DVD-R ou DVD-RW

Estes discos foram uma boa alternativa no passado, mas hoje caíram em desuso, pois armazenam pouco espaço se compararmos com a quantidade de imagens e filmes que costumamos armazenar no computador nos dias atuais, sendo assim nós precisaríamos  diversos discos para realizar apenas uma instância de backup. Além disso, os discos mofam e criam fungos com facilidade colocando em risco os seus dados. Outro problema é que só é possível utiliza-los se o seu computador possuir um drive gravador de DVD e um software apropriado e isso a maioria dos notebooks atuais não mais possuem.

Pen drivers e Cartões de Memória

São uma alternativa melhor que os discos de DVD-R ou RW, pois não estragam com facilidade e não precisam de softwares específicos para utiliza-los. Suas principais vantagens são o tamanho reduzido e a praticidade em conectar ao computador através das portas USB. Porém assim como os discos os pen drives tem capacidade de armazenamento limitada e para realizar backups de muitos arquivos precisaríamos de vários pen drives o que se torna inviável pelo seu alto custo por Gigabyte. Existe ainda o problema da velocidade de transferência de dados que nos pen drives costumam ser muito baixa e fará o seu backup levar vários minutos ou até horas para ser concluído. Os cartões de memória são ainda piores, pois são mais lentos e precisam de um drive adaptador para ser conectados na maioria dos computadores.

Armazenamento em nuvem

Esta opção é muito utilizada atualmente. Consiste em manter uma cópia dos seus dados em um local específico da internet, ou melhor, os seus dados ficam guardados em um computador central que é chamado de servidor e a internet é o meio pelo qual podemos transferir os dados do nosso computador para o servidor. O conceito de nuvem é muito versátil pelo fato de que o seu backup sempre estará disponível para ser acessado em qualquer lugar do mundo e por qualquer computador ou outro dispositivo móvel como um tablet ou celular bastando apenas que você digite a sua senha de acesso. É importante salientar que este recurso somente estará disponível enquanto o seu computador ou dispositivo móvel estiver conectado á internet. Existem várias empresas atualmente que oferecem este serviço de forma gratuita com um limite de espaço de armazenamento que varia entre 5 e 20GB dependendo da empresa. Para obter mais espaço o usuário precisa fazer um upgrade para a versão paga do serviço oferecido. Isso significa que se o usuário possuir muitas fotos ou vídeos para fazer backup certamente terá que contratar uma versão paga dos serviços que geralmente é uma mensalidade de valor muito baixo. Dentre os principais serviços de armazenamento em nuvem disponíveis na internet podemos destacar o Google Drive, o Dropbox, o OneDrive, o iCloud, o pCloud e o SendSpace. Existem  duas questões pouco abordadas dos serviços de armazenamento em nuvem mas que considero importante mencionar:  1)Para fazer backup de um volume grande de informações o usuário deverá possuir um serviço de internet banda larga com Upload de alta velocidade, caso contrário o backup poderá levar várias horas para ser concluído. 2) Embora os seus dados armazenados residam em um local bastante seguro em relação á perda de dados pois os servidores são espelhados, não se pode garantir que nunca sua senha poderá ser roubada por um hacker, já que nem contas de e-mails e contas bancárias são poupadas deste tipo de invasão todos os dias.

Como eu poderia fazer um Backup de forma simples, segura e rápida?

Acredito que não exista nada melhor do que utilizar um Hard Disk (HD) a mais no seu computador para a realização de backups, pois geralmente estes reúnem as principais características desejáveis para tornar a tarefa de fazer backup algo simples, rápido e seguro. HDs são muito rápidos para ler e gravar dados; tem alta capacidade de armazenamento podendo acumular um enorme volume de informações e possuem o menor custo por Gigabyte em comparação a outras mídias.

Os HDs estão disponíveis em dois formatos conceituais: Internos ou Externos.

hdexternosamung MAXXTRO S-3500HD 500GB SATA SEAGATE - ST500DM002

Os HDs Internos são utilizados apenas em computadores Desktop (micros de mesa com gabinete e monitor separados) e devem ser instalados no interior do gabinete por um técnico especializado. Este tipo de HD possui desempenho de extrema velocidade já que fica conectado diretamente na placa mãe do computador.

Já os HDs externos são muito versáteis, pois podem ser conectados através da porta USB de qualquer Computador ou Notebook e não necessitam de pessoas especializadas para a instalação, basta plugar e usar. São portáteis e muito práticos. Devem, porém ser manipulados com cuidado, mantidos em locais sem vibração e, deixar cair no chão nem pensar!

Existem softwares específicos e gratuitos disponíveis na internet que permitem fazer backup em um HD de forma automática. Basta o usuário baixar, instalar e programar qual o intervalo de tempo o backup deverá ser realizado e quais são os arquivos ou pastas. Assim o usuário poderá ficar definitivamente despreocupado com a segurança dos seus dados. Num próximo artigo eu ensinarei a você como configurar um destes softwares no seu computador para automatizar o seu backup.

No início deste artigo eu mencionei que os HDs são dispositivos sensíveis e que podem apresentar defeito a qualquer momento, então o leitor deve estar se perguntando: porque eu sugiro o HD como a melhor forma de fazer backups? Na verdade você precisa tomar o cuidado para não cometer um erro comum entre os usuários que utilizam HDs como meio de fazer backup:  Eu não estou sugerindo que você transfira todo o conteúdo importante do seu computador para um HD. A ideia do backup é que você faça uma cópia de todo o conteúdo importante para o HD e mantenha os dados originais no seu computador também. Se o computador falhar você terá o backup no HD adicional. Se o HD de backup falhar você ainda terá os dados originais mantidos no seu computador.

Considerações finais

Para finalizar deixo uma sugestão da Época Eletro para você adquirir o seu HD externo de excelente qualidade e ótimo preço:

Este HD externo já vem com software para fazer backup automaticamente e é o produto que uso no meu dia a dia e recomendo a todos.

https://www.epocaeletro.com.br/produto/hd-externo-1tb-usb-3-0-samsung/

Espero que este artigo o tenha ajudado a entender a importância do backup na vida de todos nós, usuários de computadores.

Dúvidas poderão ser postadas aqui no blog.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *